Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso onde não existem outras construções além das que servem de apoio à praia e que oferecem a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf e passeios de barco.
A barreira arenosa é consistente e muito larga, o areal é a perder de vista e estende-se para nascente, proporcionando momentos de tranquilidade a quem gosta de fazer caminhadas ou tem um barco particular.
Nesta praia o areal é amplo e estende-se a perder de vista, tanto para poente como para nascente. Esta praia é desprovida de quaisquer infraestruturas. Durante a época balnear a Câmara Municipal de Faro assegura o serviço de nadadores salvadores.
No Algarve a ilha de Tavira é uma da praias candidatas a maravilha de Portugal. E já foi considerada uma das 10 melhores praias do mundo para fazer férias em família . Tem 11 quilómetros de areal e em pleno verão é preciso caminhar para encontrar algum sossego.
Apesar de ser uma ilha pequena, tem uma praia maravilhosa, com um areal extenso sendo a sua água quente e a paisagem atrativa.
Encontramos um verdadeiro paraíso em termos do que a natureza pode esculpir: o Cabo de São Vicente. Turistas de vários países vão ali para contemplarem as paisagens, estarrecidos, e para aplaudirem o pôr-do-sol, considerado um dos mais belos do mundo.
O contraste das cores das falésias somado aos diversos tons de azul e verde do mar, formam uma paisagem deslumbrante. Difícil definir se a Ponta da Piedade é mais bonita vista de cima ou por quem navega entre suas esculturas entalhadas pela natureza. O mar é acessível por imensas escadas a partir do farol.
Se falarmos de vista, o Farol da Ponta do Altar já estará em vantagem, comparativamente com outros. Com arribas a formar enormes grutas, plantas bem adaptadas aos ventos constantes e zona de protecção especial para aves, tudo isso já valia uma visita a este local.
Quantos marinheiros se sentiram gratos ao avistar os clarões emitidos pelo farol, sinal seguro e certo que estavam em boa rota. Os pescadores chamam-lhe farol de Carvoeiro, mas este é designado, oficialmente, por Farol de Alfanzina.